CLUBE VENTURA

A volumetria aqui proposta para o clube do condomínio ventura, em Xangri-lá, é resultado do encontro entre dois eixos existentes: a avenida que conduz ao clube e o alinhamento do condomínio com seu exterior.

A barra superior, sobre pilotis, busca dar continuidade ao eixo da avenida, tornando sua entrada óbvia e convidativa, uma vez que oferece uma área sombreada e ao abrigo de intempéries. Este volume abriga um grande salão de festas, acessado pela escada que facilmente é percebida por quem chega. Este espaço oferece usos variados, uma vez que possui planta livre: somente banheiros e cozinha são fixos, podendo se tornar mais aconchegante para um jantar entre amigos com a divisão por painéis divisórios.

O volume inferior está no nível do solo, abrigando atividades de uso frequente como academia, jogos, brinquedoteca e a piscina coberta em sua porção norte, junto da piscina externa. Os vestiários e banheiros, além de circulação vertical situam-se no encontro das barras.

A busca por uma conexão entre edificação nova e preexistências se faz presente neste projeto desde o seu partido, tanto na busca de eixos e fluxos existentes, como no local de uso frequente que é a piscina externa. Esta se encontra voltada para a insolação norte e posicionada de modo que condomínio se integre com a nova edificação.

Ficha técnica:
Ano de projeto:
2013
Ano de Execução: não executado
Área coberta: 928m²
Área coberta pilotis: 313m²
Área terraço descoberto: 175m²
Localização: Xangri-lá|RS|Brasil
Equipe: Arq. Gustavo Sbardelotto e Arq. Renata Beck