A PROPOSTA SE BASEIA NO CONCEITO DE ESPINHA, UM EIXO VERTEBRAL, UM EDIFICO GARAGEM, SOBRE O QUAL SE APÓIAM OS DEMAIS EDIFÍCIOS CONTEMPLADOS NESTA FASE E NAS FUTURAS. ESTA ZONA DE ESTACIONAMENTO LONGITUDINAL, ALÉM DE PERMITIR O FLUXO DOS VEÍCULOS PARA QUALQUER DOS EDIFÍCIOS DE MANEIRA FLEXÍVEL, PERMITE O TRÂNSITO DAS PESSOAS ATRAVÉS DE UM CAMINHO INTERIOR DE CARÁTER BOULEVARD, PENSADO COMO ESPAÇO DE INTER-RELAÇÃO ENTRE OS USUÁRIOS DO CENTRO. ESTE BOULEVARD, QUE ESTÁ ELEVADO EM UM ANDAR A RESPEITO DO NÍVEL DA RUA, PERMITE APRECIAR EM UM AMPLO PANORAMA O JARDIM E OS ESPAÇOS DE ÓCIO EXTERIOR. TAMBÉM ESTE DÁ ACESSO AO HALL DE CADA UM DOS EDIFÍCIOS, ASSIM COMO RESTAURANTE, GINÁSIO, BERÇÁRIO, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES.
O EDIFÍCIO-GARAGEM SE INTEGRA COM A PAISAGEM POR TER UMA COBERTURA VERDE, AJARDINADA, E FACHADAS DE CHAPA ONDULADA MICRO-PERFURADA LAÇADA EM TONS DA PRÓPRIA VEGETAÇÃO DA ZONA. ENTRETANTO, OS DEMAIS PRÉDIOS EXIBEM FACHADAS DE UMA TIPOLOGIA MUITO DIFERENTE DA ANTERIOR, SE UNIFICAM COM UMA PELE DE BRISES BRANCOS TAMBÉM MICRO-PERFURADO. ESTE ACABAMENTO PERMITE TOTAL VISIBILIDADE AO MESMO TEMPO QUE IMPEDE A RADIAÇÃO DIRETA NOS INTERIORES.
O ESQUEMA É EM SI MESMO MUITO VERSÁTIL: PERMITE A SUA AMPLIAÇÃO SEGUINDO DIFERENTES LINHAS OU VÁRIAS POR VEZ. DE UM LADO, CADA UM DOS PRÉDIOS PODE SE AMPLIAR PELOS EXTREMOS OU EM NÚMERO. JÁ O ESTACIONAMENTO PODE CRESCER EM NOVOS PAVIMENTOS E, NUMA NECESSIDADE MAIOR, TOMAR O RESTANTE DO PERÍMETRO DO TERRENO, LIMITANDO A ZONA DE JARDIM AO CENTRO DA PARCELA.
A FIGUEIRA EXISTENTE SE CONSERVA NO SEU LUGAR PRIVILEGIADO MARCANDO O INÍCIO DO BOULEVARD, COMO ÍCONE DO PROJETO. O PAISAGISMO APROVEITA O NÍVEL FREÁTICO E OS PEQUENOS MOVIMENTOS DE TERRA PARA ESCAVAR SOMENTE UMA LATERAL DA PARCELA PARA GERAR ASSIM UMA ZONA AQUÁTICA DE CARÁTER LÚDICO.
FICHA TÉCNICA:
ANO DE PROJETO: 2011
ÁREA: 190.117,39 M²
LOCALIZAÇÃO: PORTO ALEGRE | RS | BRASIL
EQUIPE: ARQ. GUSTAVO SBARDELOTTO E FERMIN VASQUEZ HUARTE-MENDICOA (B720 ARQUIETCTOS)
CONSULTORES: SPM ENGENHARIA SS LTDA – PROJETOS DE INSTALAÇÕES; SIMON ENGENHARIA – PROJETOS DE FUNDAÇÕES E ESTRUTURAIS.