CONJUNTO URBANO EM FRICHE INDUSTRIAL

CONJUNTO URBANO EM FRICHE INDUSTRIAL – REABILITAÇÃO DA ANTIGA TECELAGEM GUAHYBA 

A área de intervenção do projeto localiza-se em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no Bairro Navegantes, tendo como limites a linha férrea de trem metropolitano, o complexo do Shopping DC Navegantes, a Rua Frederico Mentz e a Avenida Voluntários da Pátria.
A escolha deste local para o projeto está vinculada ao ponto estratégico em que está localizada, junto a instituições de ensino, comércio e serviços, mas com carência de habitação. Estando distante apenas 3 km do centro de Porto Alegre, o lugar conta com uma boa infraestrutura urbana existente, com transporte público facilitado – a 500m encontra-se a Estação Farrapos do Sistema de Trens Metropolitanos (Trensurb) que liga o centro da capital com a região metropolitana (Canoas, Esteio, Sapucaia do sul, São Leopoldo, em expansão até Novo Hamburgo). Além disso, o lugar possibilita importantes visuais do bairro, da cidade e do rio que costeia a capital gaúcha.
A zona, de caráter industrial em decadência, passa por um princípio de transformação, reconvertendo-se para uma área de uso misto, com grande potencial para habitação. Isto se deve em grande parte à influência de programas de incentivo do governo como PIEC (Programa de Incentivos da Entrada da Cidade), o Programa Porto do Futuro e o Programa de Revitalização da Orla do Rio Guaíba. Além de todos estes há, dentro da Prefeitura, um grupo que trata das políticas, iniciativas e propostas de revitalização do 4º distrito – assim conhecida a antiga zona industrial de Porto Alegre.
Nas proximidades do terreno hoje há um fluxo crescente de pessoas devido à presença de um dos campi do Centro Universitário IPA, uma grande empresa de telemarketing, com mais de três mil funcionários, além do Shopping DC Navegantes, que vem passando por certa mudança de caráter e público: o complexo vinha sofrendo com o pouco movimento, devido à presença majoritária de lojas voltadas para o ramo moveleiro. Com o fluxo de crescente de pedestres no entorno, está diversificando o mix de suas atividades comerciais, contribuindo assim para a reabilitação do bairro. Estas três atividades ocupam as antigas edificações da fábrica de tintas Renner, lindeira à área de intervenção.
O local, que outrora foi sede da já extinta fábrica de tecidos Guahyba, e que hoje abriga uma unidade de tratamento de resíduos líquidos, possui aproximadamente 32.000m², e é cortada perpendicularmente por uma via interna, a Rua México, que liga as duas ruas públicas com as quais o terreno se comunica (a Rua Frederico Mentz e a Avenida Voluntários da Pátria). A área de intervenção deste foi cerca de 15.000 m² de terreno e cerca de 17.100m² de área construída (entre a Rua México e o Shopping DC Navegantes). A pré-existência da fábrica é rica em edificações com diferentes volumetrias industriais de grande imponência. Possui características modernistas, como estrutura independente, janelas em fita e térreo com galeria sob pilotis.
A reabilitação das edificações vem a reconhecer o caráter industrial desta zona de grande importância para a história de Porto Alegre, respeitando a arquitetura existente no local e contribuindo para manter viva a sua história, adaptando as edificações aos usos necessários da cidade contemporânea.

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO: GUSTAVO SBARDELOTTO

ANO: 2010